O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde registrou, nesta terça-feira, cinco mortes por coronavírus na região Central. As mortes ocorreram nas cidades de Caçapava do Sul, Cruz Alta, Santa Maria, São Gabriel e Lavras do Sul. Dos cinco registros, apenas o óbito de Lavras do Sul já havia sido anunciado pela prefeitura do município. A vítima é uma idosa de 69 anos, em 13 de julho, a primeira do município.
Pesquisa nacional sobre coronavírus não deve mais ter financiamento do Ministério da Saúde
O óbito de São Gabriel foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde, mas é contestado pelos órgãos municipais (veja mais abaixo). Além da morte registrada pelo boletim estadual, de acordo com a prefeitura, Santa Maria também teve outra morte confirmada nesta terça-feira. Mais informações sobre os dois casos devem ser divulgados ainda nesta terça-feira em comunicado oficial.
As outras três mortes confirmadas hoje são:
CRUZ ALTA
Em Cruz Alta, a prefeitura confirmou o 9º óbito em decorrência da Covid-19, nesta tarde. Trata-se de um homem, de 54 anos, servidor da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano do Executivo. Ele estava internado no Hospital Regional Santa Lúcia e faleceu durante a madrugada. O enterro aconteceu às 10h desta terça-feira no Cemitério Jardim do Sossego. Não foi informado se ele tinha outros problemas de saúde.
CAÇAPAVA DO SUL
Na terça-feira, um homem de Caçapava do Sul, de 60 anos de idade, morreu por causa de Covid-19. Ele estava internado na UTI do Hospital de Caridade e Beneficiência de Cachoeira do Sul desde o dia 30 de junho, quando foi diagnosticado com a doença. É a 7ª morte registrada na cidade.
SÃO GABRIEL
O óbito registrado pelo governo do estado no boletim desta terça, de uma idosa de 83 anos, de acordo com a coordenadora do Comitê de Combate à Covid-19 de São Gabriel, Kátia Raposo Pereira, está sendo contestado pelo município. Conforme a coordenadora, a morte ocorreu há vários dias, quando o resultado do teste de contraprova realizado na paciente ainda não havia sido entregue. O resultado foi negativo, portanto a prefeitura de São Gabriel não atribui a morte da idosa ao coronavírus. Segundo Kátia, eles aguardam uma posição do governo do estado sobre o caso, o que deve acontecer nesta quarta-feira.
REGIÃO CHEGA A 71 MORTES
A prefeitura de Rosário do Sul confirmou, na manhã desta terça-feira, duas mortes por Covid-19 na cidade. As vítimas são um idoso, de 69 anos, e uma mulher, de 45 anos. Com as sete mortes confirmadas nesta terça na região, chega a 71 o número de óbitos pela doença no centro do Estado.